Veganismo é uma farsa?

Esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema

 

Primeiramente, você sabe o que é veganismo? Quais atitudes este modo de vida abrange? Trata se de um movimento que tenta eliminar a exploração animal, tanto na alimentação, quanto na vestimenta, em teste, entretenimento e comercio. Esta ideologia se fundamenta no respeito a vida, preservação dos direitos e abrange pessoas do mundo todo, de diversas crenças, etnia e gênero.

Mas agora que você entendeu o que é ser vegano, temos que pensar sobre a importância desta atitude, o impacto que isso causa no meio ambiente. Um assunto de extrema importância atual é o efeito estufa, e a indústria da carne, sozinha, é responsável por 15% das emissões de gases na atmosfera, sendo maior que a emanação produzida pelo transporte. Para melhor visualização, é calculado que um hambúrguer de carne, pesando 200g, tem a mesma emissão que um carro dirigido por 16km! Além disso, é estimado que uma dúzia de ovos tenha o impacto de 2,7 kg de CO2 no meio ambiente.

Outro impacto causado pela pecuária é o uso de terra, sendo que 75% da área agrícola mundial é usada para criação animal e produção de ração. Segundo a ONU, 80% do desmatamento de florestas nativas é provocada pelo consumo de carne.

Ademais, no Brasil, 79% da proteína produzida é transformada em ração, enquanto penas 16% é destinada a alimentação humano, então, a pecuária não só agride o meio ambiente, como não é rentável, ocorrendo um desperdício de alimento, bem como uma exploração desenfreada.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura (FAO), esta pratica é responsável pelo consumo de 70% de água do planeta. É estimando que para produção de 1 kg de carne bovina, são usados mais de 15 mil litros de água, de acordo com Water Fottprint. Em contrapartida, a produção da mesma quantidade em serreais, exige cerca de 1644 litros de água.

Portanto, o veganismo é uma forma de diminuir a pegada ambiental de cada pessoa, o que, em conjunto, gera um grande benéfico para o meio ambiente. Para saber mais sobre pegada ambiental acesse o texto http://twixar.me/7qRn.

Em vista disso, é evidente o impacto ambiente causado pela exploração animal, em suas diversas formas. Sendo assim, é de suma importância a conscientização da população a respeito desta influencia.

 

 

Escrito por: Lara Hoffmeister, graduanda em C. biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e assessora de Comercial da Ecoalize – Empresa Júnior de Biologia

 

 

 

 

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS:

Instagram: @ecoalizeuem

Facebook:  Ecoalize UEM