Selo sustentável: saiba a importância de ter uma empresa sustentável

Em setembro de 2015, os membros da ONU se reuniram para discutir a erradicação da pobreza, que é um dos maiores requisitos para o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, criou-se a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que vem estimulando cada vez mais as empresas a adotarem o selo sustentável, para chegarem nesse ideal.

O selo sustentável consiste no conjunto de várias certificações, dadas a qualquer empresa que, nos processos de geração de seus produtos ou execução de seus projetos, respeitam os dispositivos legais relacionados às questões ambientais, como por exemplo Cerflor, SFC e o selo de Produtos Orgânicos, além de executar as práticas exigidas por esses dispositivos.

Benefícios do selo sustentável

A certificação sustentável é uma ótima ferramenta para ser atrelada ao marketing verde, que é uma maneira bastante eficiente de mostrar ao cliente que sua empresa está ligada e preocupada com questões ambientais. Dessa forma, o marketing verde utiliza-se do selo sustentável para construir essa imagem de desenvolvimento sustentável.

Dentre os benefícios de uma empresa que adota postura sustentável, além de custos e do fortalecimento da imagem ecologicamente correta, podemos destacar o fortalecimento da marca perante a concorrência, acesso à linhas de crédito exclusivas para empresas sustentáveis e o apoio a pequenos produtores locais.

Como sua empresa pode solicitar?

Para que uma empresa adquira o selo sustentável, é necessário primeiramente estar em dia com a documentação legal ambiental. Em seguida, a empresa deverá então entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade, para que sejam enviadas informações sobre os projetos executados, a fim de atestar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Feito isso, a empresa passará por uma avaliação.

Vale ressaltar que a adesão ao selo sustentável não é obrigatória, ou seja, é uma iniciativa totalmente voluntária. Contudo, a sociedade está cada vez mais preocupada e consciente com o consumo e os impactos causados no meio ambiente. Dessa forma, é necessário então que as empresas adaptem a essa nova realidade para permanecer no mercado.

Quer ficar em dia com sua licença ambiental e solicitar o selo sustentável? A Ecoalize pode te ajudar! Entre em contato com nossos consultores aqui e agende uma reunião!

 

Escrito por: Eduardo Henrique – Graduando de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e Assessor de Marketing da Ecoalize

Siga nossas redes sociais e receba todas as novidades!

Leave A Reply