A compostagem e seus benefícios

Que a composteira é uma forma barata e eficiente de reduzir os impactos ambientais nós já sabemos né. Agora, quais são os reais benefícios deste produto?

Com o acúmulo de lixo no planeta e a preocupação com o futuro é cada vez mais evidente. Por isso, há diferentes opções que te permitem diminuir sua pegada ecológica e ser o início da mudança que precisamos.  Há aquelas que deixam de comer carne. Da mesma forma, há os que deixam de usar sacos e copos plásticos ou que mudam o meio do transporte por opções menos poluentes como ônibus ou bicicletas. Fazendo muito ou fazendo pouco, o importante é que cada um faça sua parte.

Como a composteira pode te ajudar nisso?

A composteira é uma forma natural de decomposição de alimentos orgânicos com o uso de minhocas ou não (Saiba a diferença e as vantagens de cada uma em clicando aqui). O produto final deste processo, será adubo sólido e líquido.

Devido ao pequeno tamanho, é possível você ter uma composteira doméstica em sua casa, podendo ser feita até mesmo com garrafa pet (Quer saber como? Leia mais aqui )

Os benefícios

Você diminui a geração de lixo

Você sabia que mais de 50% dos resíduos enviados aos aterros sanitários é composto por restos de alimentos? Apesar do rápido tempo de decomposição, nos lixões, estes restos irão se misturar com outros rejeitos. Devido isso, durante o processo de formação do chorume, este irá se misturar com metais pesados e contaminar o solo.

Ao ter uma composteira em casa, você reduz a produção de lixo e, consequentemente, o volume ocupado nos aterros sanitários. Assim você irá gerar um adubo limpo e totalmente natural

Diminuição de odor nas ruas e lixeiras

O material que gera mal cheio nas ruas e lixeiras é oriundo da decomposição de alimentos. Por isso, quando o descarte desse material é realizado na composteira, há a redução dos odores eliminados.

Previne proliferação de insetos, vetores de doenças e ratos

As decomposições inadequadas destes resíduos nas ruas e aterros sanitários atraem animais oportunistas que buscam alimento e também são fontes de alimentos e locais de deposição de ovos de insetos

Não há cheiro ruim

A decomposição do alimento na composteira, não irá trazer mal cheiro e odor na sua casa.

Diminuição do uso de plásticos

No item 1 dissemos que você irá diminuir o envio de resíduos aos aterros. Consequentemente,isso diminuirá a quantidade de plástico descartado. Além disso, o plástico é um tema muito comum na atualidade devido o dano ambiental na sua produção. Este é gigantesco e após o descarte, este demora até 400 anos para se decompor.

Produção de adubo orgânico

O produto da decomposição da sua composteira, será um adubo altamente rico em nutrientes e totalmente orgânico. Por ser altamente nutritivo, pode ser utilizado no jardim ou ser vendido para pequenos produtores ou viveiros. Além do adubo seco, há o adubo líquido. Este é tão rico e concentrado em nutrientes quanto o adubo seco. pode ser utilizado para irrigação de plantas e adubo do solo e deve ser diluído em água 1 parte para 10.

 

Com tudo isso é possível observar o quanto pequenas ações geram grandes impactos no meio em que vivemos. Desta forma, é importante reforçar que compostagem não é caro, não é trabalhoso e os benefícios ao meio ambiente são grandes.  Pequenas ações podem mudar o mundo e elas podem começar por você!

Leave A Reply