5 Razões para você se aventurar no Ecoturismo

O Ecoturismo é um setor especializado do turismo com o objetivo principal de colocar seus participantes em contato íntimo com a natureza. Isso tudo incluso com muito desfrute do ambiente causando o mínimo de impacto possível e, também, com muito conhecimento sobre o local e sustentabilidade.

E todos sabem que viajar é bom demais né? Conhecer lugares distantes com diferentes histórias e tradições. Viver culturas totalmente diferentes e com pessoas novas, além de ter aquele tempinho para renovar as energias e se reconectar com você mesmo.

Por isso, o turismo, de forma geral, torna-se um grande atrativo com opções para todos os gostos. Além de ser um forte segmento na economia mundial que vem sendo impulsionado pela globalização.

Mas porque o Ecoturismo é legal ao ponto de você se aventurar nessa?

Há opções para todas as idades e gostos

O Ecoturismo te leva para diferentes tipos de experiência com a natureza. Para aqueles mais tranquilos, há atividades como ioga em campos abertos, mergulho com águas cristalinas. Para os mais aventureiros há escaladas em montanhas, visitas em cavernas e grutas e grandes trilhas em matas fechadas.

É uma forma de fugir da rotina e estar em contato com a natureza

Há atividades para todos os gostos e idades, mas o que todos eles possuem em comum é o contato com a natureza que ele te traz. São minutos ou horas onde você sai da sua rotina e se desliga momentaneamente dos problemas externos. Aqui, o foco é a experiência que você está vivendo, os sons ambientes, o canto dos pássaros, o cuidado com a natureza.

Um estudo realizado na Austrália, na Universidade Deakin, comprovaram que o contato com a natureza reduz o estresse e melhora a saúde mental, diminuindo as chances de ansiedade, estresse e depressão.

Ecoturismo realizado em 2019 pela Ecoalize no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) entre os municípios de Apiaí e Iporanga.

Você aprende muitas coisas novas

Em muitos locais de ecoturismo você pode fazer o percurso todo acompanhado de um Guarda-Parque. Este irá guiar as trilhas e os passeios trazendo diversos conhecimentos sobre a história do local, as plantas e animais presentes. Isso torna o passei muito mais proveitoso, pois além da bagagem cheia de lembranças e experiências, você sairá com novos conhecimentos.

Você conhece áreas de preservação

Conhecer diferentes locais é incrível. Conhecer Áreas de Preservação é ainda mais. Estes são locais que permanecem minimamente alterados pelo homem e, por isso, requer alguns cuidados nas visitas. O número de visitantes são limitados e em alguns locais proíbem o uso de cremes e protetores solares.

É o que ocorre em Bonito no MS. As águas são extremamente cristalinas e para isso ser preservado, os banhistas não podem utilizar protetor solar, mas isso não diminui sua experiência, apenas agrega mais valor e permite com que outras pessoas vivam o mesmo.

Outra Unidade de Conservação que une trilhas, praias e escaladas é o Parque Estadual Serra da Tiririca, localizado em Niterói. Lá você pode conta com Guarda-Parques que podem guiar nos trajetos.

Costão de Itacoatiara, localizado na região oceânica de Niterói – RJ.

Conheça mais sobre o Parque Estadual Serra da Tiririca clicando aqui

Ver espécies raras em seu habitat natural

Existem espécies de plantas, aves e animais muito diferentes e únicas espalhadas pelo mundo. Quando você realiza um ecoturismo, tem a oportunidade de encontra-las livres em seu habitat natural. Dessa forma, você incentiva o mercado local e o tráfico de animais pode ter uma fiscalização mais eficiente. Afinal, ver essas espécies na natureza é muito mais legal que presos em gaiola, não é mesmo?

Um bom exemplo de local onde se pode visualizar até 150 espécies de aves em seu habitat natural, é no Buraco das Araras em Jardim, no Mato Grosso do Sul. Este é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.

Buraco das Araras localizado na cidade de Jardim – MT

Conheça mais sobre o Buraco das Araras clicando aqui

Agora que você sabe como o Ecoturismo pode te reaproximar da natureza, te permite conhecer lugares extremamente preservados e viver experiências incríveis, é só arrumar as malas e partir para mais uma aventura. Mas lembre-se, são ambientes naturais que precisam de cuidado e respeito, não leve nada além de boas fotografias e memórias felizes.

Gostou desse conteúdo e quer se aventurar no Ecoturismo? Clique aqui e conheça os 50 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Isabela Gonçalves; Ecoalize

Escrito por: Isabela Gonçalves, graduanda em C. biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e diretora de Marketing da Ecoalize – Empresa Júnior de Biologia

Leave A Reply