A importância do monitoramento ambiental para a sua empresa e para o meio ambiente

Entenda como alinhar o progresso do seu empreendimento com a preservação do ambiente, evitando multas ambientais e desenvolvendo seu negócio

 

Você consegue entender o impacto que uma construção causa no meio ambiente, para animais e plantas do local? Se você pretende abrir um empreendimento em áreas próximas a matas ou rios, este texto é dedicado a você!

Primeiramente, o que é um monitoramento ambiental? Quando um empreendimento é construído próximo a locais onde há variedade faunística ou florística, deve ser analisado os impactos que essa construção causará no meio ambiente. Segundo a Embrapa, monitoramento ambiental consiste no processo de coleta de dados, estudos e um acompanhamento frequente e detalhado das variáveis ambientais, com o intuito de quantificar e qualificar as condições dos recursos naturais ao longo do tempo. As variáveis externas, como influência social, econômica e institucional são levadas em consideração, já que têm influência ativa sobre o meio ambiente, além disso, monitoramento ambiental permite, ainda, uma melhor compreensão entre a relação das ações do homem com o meio ambiente.

Você sabe qual é a importância do monitoramento ambiental para a sua empresa? Trabalhos como este tem como objetivo atender às condicionantes específicas as quais os órgãos ambientais fiscalizadores (por exemplo, IBAMA) exigem para o licenciamento ambiental de comércios que podem causar impactos aos ecossistemas locais.

Para realização de um monitoramento ambiental é necessário fazer acompanhamentos frequentes do local, coletando quaisquer evidências ou outros registros dos possíveis animais/plantas afetadas pela influência humana, para assim, ter controle sobre quantos indivíduos vivem naquele local, o impacto que o empreendimento causou no ecossistema e como lidar com tal impacto. A coleta dos dados é eficiente para o conhecimento sobre determinada região, permitindo tomadas de decisão mais coerentes e um planejamento ambiental adequado.

A Ecoalize realiza a mais de 5 anos um monitoramento de uma população de lontras que habitam as margens do rio Paraná na cidade de Porto Rico, Pr. Neste projeto, a empresa avalia os impactos e riscos causados à população destes animais, já que neste local há diversas rampas náuticas em que há um fluxo muito grande de barcos, lanchas e jet ski’s. Deste modo, são coletados fezes das lontras para analisar a alimentação e genética dos mesmos, para obtenção de dados como o número de indivíduos daquela região e dieta habitual.

Este estudo que a Ecoalize realiza faz parte das exigências para obtenção e renovação do licenciamento ambiental do empreendimento, sendo muito importante tanto para o condomínio em questão tanto para o ambiente, que é preservado e zelado. Para maiores informações sobre o monitoramento ambiental entre em contato conosco.

 

Escrito por: Isadora Bianchi, graduanda em C. biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e assessora de Projetos da Ecoalize – Empresa Júnior de Biologia

 

 

 

Escrito por: Lara Hoffmeister, graduanda em C. biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e assessora comercial da Ecoalize – Empresa Júnior de Biologia

 

 

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS:

Instagram: @ecoalizeuem

Facebook:  Ecoalize UEM

 

Referências

GEITEC – AGÊNCIA EMBRAPA DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA, Monitoramento Ambiental. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_73_711200516719.html >. Acesso em 16 de maio 2019.