5 motivos para tornar a sua empresa sustentável

O cenário atual de poluição ambiental te assusta? Qual a força de uma empresa sustentável nesse momento? Quantos vídeos de animais se alimentando de plástico apareceu no seu feed esse mês? Você já parou para pensar qual o seu papel nesse cenário? O que você pode fazer para deixar um mundo mais sustentável e limpo para sua família?

 

Talvez você ainda não tenha parado para pensar nisso. E tudo bem. Mesmo que você ainda não tenha refletido sobre as próprias ações de consumo, algumas pessoas têm aberto os olhos em relação a isto e estão mudando seus hábitos.

E é por isso que você e sua empresa precisam passar por esse processo também. 

Sua empresa não entra nesse cenário? Então abaixo eu vou te contar o porque você deveria fazer isso.

 

Você sabe qual a pegada ecológica da sua empresa ? Aqui eu te dou mais informações e ter esse conhecimento é o primeiro passo para identificar caminhos para tornar sua empresa amiga da natureza: 

Pegada ecológica: medindo qual o rastro que uma pessoa ou empresa deixa no ambiente

1.Vantagem competitiva

 

 

A internet é uma janela para o mundo. O acesso à informação é rápido e vídeos de animais doentes, sujos de óleo e mortos pela ingestão de plástico viralizam tão rápido quanto o correr de uma Chita. 

Devido isso os consumidores procuram e cobram empresas com princípios ecológicos e dão preferência à elas, mesmo pagando mais caro por isto. 

Isso te coloca a frente na competição de mercado, pois você atende as demandas do meio ambiente e sua marca será o nome citado quando seus clientes forem indicar serviços/produtos para amigos com os mesmos hábitos.

  1. Ser sustentável não custa o olho da cara

Há custos para isso? Sim, mas a sustentabilidade não é só para grandes empresas. Pequenos empresários que entram nesse cenário, tem o retorno gradual desse investimento nas contas de energia e água, além da redução nos custos em geral. 

Além disso, o aumento da visibilidade da empresa atrai mais clientes e o retorno financeiro e social vale a pena. 

Estratégias de reciclagem e compostagem com os resíduos gerados pela sua empresa podem auxiliar na economia e  também são formas de entrada de verbas. 

Recycle symbol environmental conservation vector

 

  1. Uso do marketing verde

Ao mudar as ações da sua empresa, você pode fazer o mesmo que a Natura, Nestlé têm feito: mostrar isso ao seu público. Conte a eles o que você mudou na logística, nos produtos e no ambiente de trabalho. Isso irá atrair clientes e, principalmente, melhorar a imagem da sua empresa. Já pensou na sua empresa com esse tipo de reconhecimento?

Saiba mais sobre o marketing verde em:  “Marketing verde: Informações importantes para que você possa implementar na sua empresa agora mesmo

 

  1. Apoio a pequenos produtores

Ao incluir na sua empresa produtos sustentáveis você, empresário, apoia pequenos produtores locais que realizam trabalhos artesanais. Com isso o dinheiro gira dentro da sua região e aumenta a economia local

 

  1. Seus concorrentes estão mudando hábitos

Você sabe muito bem como funciona a competição no mercado não é mesmo? Sabe como as coisas mudam rápido e você precisa estar sempre de olho nas mudanças. 

Então porque ser o último a mudar o estilo da sua empresa? E se seus concorrentes ainda estão com os hábitos antigos, porque não, você ser o exemplo que outros empresários querem seguir? Como é estar 10 passos a frente deles? 

Como dito nos itens anteriores, a mudança de hábitos e reconhecimento da importância do meio ambiente, junto com a divulgação disso, irá atrair novos clientes, com novas personalidades e interesses. O que falta na sua empresa para ser a mudança que o mundo e o comércio precisa?

 

Texto escrito por: Isabela Gonçalves – Graduanda de Biologia pela Universidade Estadual de Maringá e Diretora de Marketing na Ecoalize.

Siga nossas redes sociais e receba todas as novidades!